11 de fev. de 2009

Trote no TDB

Trote no TDB

Bem, como em vários lugares os calouros são levados a fazer coisas que não querem pelos veteranos, os inocentes novatos no Tudo de Blog descobrem que ali não é diferente.

As veteranas do grupo estipularam sete temas diferentes (e, digamos de passagem, bem diversificados) para os novatos desenvolverem um tema destes por dia.

Começarei pelo pior. Pior pra mim, que nunca me dei bem em história. Por isso, não garanto que nada do que eu vou dizer a seguir deva realmente ser levado a sério, ou que tenha alguma coerência, lógica ou muito conhecimento por trás. Mas, vamos lá!

O trote é legal porque precisarei escrever sobre coisas que, realmente, acho que nunca escreveria por mim mesma. Let’s go!



- A Tchecoslováquia manteve-se comunista até o final da década de 80, quando se abriu para o sistema democrático. Analisando a atual situação da política brasileira, você acha que o nosso país poderia de alguma forma se tornar comunista?



O socialismo científico (popularmente conhecido como comunismo) é um tipo de sistema econômico que tem como ideais criar uma sociedade sem a conhecida divisão da população em classes sociais (aquela em que a maioria do país não tem quase nada e uma minoria tem praticamente tudo). Esta teoria deseja abolir as propriedades privadas e fazer um “tudo é de todos”. Conforme Karl Marx, isto supriria a necessidade de todas as pessoas, e assim, o Estado não teria necessidade de existir e seria extinto. Marx desenvolveu suas teorias fazendo, primeiramente, uma análise do capitalismo e concluindo que “a exploração do homem pelo homem” é uma característica fundamental deste sistema.

Depois dessa conclusão do Marx dá pra perceber direitinho porque o Brasil é capitalista (não que faltassem evidências para isso). A minoria rica do país nunca iria aceitar ser como os outros, “deixar” suas posses e ainda perder o poder de explorar os desfavorecidos. Qualquer um percebe que quem tem o poder de explorar os as pessoas de classes mais baixas, geralmente utiliza-o sem nenhum pingo de vergonha, porque sabe que no nosso país muitas coisas acontecem assim, infelizmente. Acho extremamente difícil que o Brasil consegui-se virar um país comunista nas condições atuais. Isto necessitaria anos de mudanças e muita, muita paciência. E ah, uma grande dose de sorte!


FONTES CONSULTADAS

- Caderno do segundo ano do ensino médio
- Wikipédia

6 comentários:

Pri Souza disse...

Faltou citar as fontes!!!! anotada no caderninho de penalizações

Natalia disse...

Oie! Ja te linkei.... Gostei do texto. Um Brasil comunista so em sonho, seria preciso anos para chegar a este resultado e sinceramente nao querendo ser egoista acho q isso nao daria certo!3 :) Bjoks

Paulinha disse...

oie Camila-menina-que-faz-o-dever-de-casa-direitinho! hahaha, amei o texto pro trote, eu sou tão zero á esquerda em história, aiminhanossa, tô procurando uma inspiração no fundo da alma pra pensar em algo produtivo pra esse texto! ú.ú o único tena que eu tô realmente empolgada pra escrever é o do titanic, aksoaksopakspoajso! você éuma veternaa nasua escola muito boazinha, que pena que vc não estuda na minha,né, mas enfim...

Paulinha disse...

aliás, seu blgo, além de ser liiindo, lindo, lindo, ainda é um verdadeiro up" na auto-estima. toda vez que eu comento aqui, ele se refere a mim como "uma pessoa legal" puuuxa, que bom! ultimamente as pessoas só tÊm emchaamdo dechata, feia, descabelada, é bom ver que pelo menos o blog me acha uma pessoa legal, iupi! ;D e já te favoritei! está favoritadíssima, mas quero ver você cumprir apauta de todos os temas, ouviu mocinha? senão, vai vou pegar o saco! Õ.o *faz cara de capitão nascimento* p.s. quem vê, pensa que eu sou móóó veterana, né? kaosjoasjajs

Paulinha disse...

bom, vou indo. vou limpar o banheiro da minha cas.a legal essa minha vida ,né? ú.ú beijos beijos* parabéns (de novo) pelo blog, continue sempre assim! *eu agarantio*

Paulinha disse...

p.s. nossa, eu escrevo demais, eu hein! O.O